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Alunos cuidam do aquário |
Com
objetivo de difundir atividade do aquarismo e noções de responsabilidade para
alunos de escolas municipais e estaduais, além de divulgar o curso de
tecnologia em Aqüicultura, um projeto de extensão está sendo desenvolvido em
quatro escolas municipais. O projeto “Aquariologia no Ensino de Ciências em
Escolas do Município de Palotina” está sendo realizado pelo segundo ano
consecutivo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a
empresa Alcon. As escolas envolvidas no projeto são as municipais Leonardo Da
Vinci, Monteiro Lobato, Vale Verde e Vitorino Roggia.
O
projeto é inédito no Brasil e tem por objetivo utilizar a atividade do
Aquarismo como ferramenta na introdução das crianças de 3º e 4º anos no mundo
da biologia aquática, mostrando lições de responsabilidade, inspirados no
fascinante hobby da aquariofilia, incentivando assim noções de ecologia e
preservação dos rios e mananciais da região. O professor doutor Leandro Portz,
coordenador do projeto, diz que o projeto visa também despertar a importância
da atividade do Aquarismo para a economia regional e o interesse para formação
profissional dos alunos do Curso Superior em Tecnologia de Aquicultura da
UFPR/Cmapus Plaotina.
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Professor da UFPR repassa orientações aos alunos |
“O
projeto segue o exemplo de modernas metodologias pedagógicas de ensino
utilizado em escolas dos Estados Unidos, Europa e países Asiáticos, onde um
aquário é montado dentro da sala de aula e este passa a ser a ferramenta didática
para os estudos de fauna e flora de rios e lagos, além do ciclo da água e
noções de ecologia aquática”, explica ao citar que os aquários utilizados no
projeto são próprios para este tipo de estudo e foram importados. Os
equipamentos contam com iluminação, controle de temperatura e uma unidade de
filtragem biológica, onde os parâmetros de qualidade da água serão monitorados
pelas crianças. Semanalmente as crianças tem contato com as acadêmicas e
bolsistas da UFPR, Marília Santos e Andréia Cantelli, que aplicam palestras e
debates, além de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras e exercícios simples
para fixação do conteúdo. (Publicado na Folha de Palotina)
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